CNTI comemora 70 Anos. O avanço da classe trabalhadora

A CNTI - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria comemorou 70 anos de existência durante seu 9º Congresso Nacional dos Trabalhadores na Indústria, que aconteceu no período de 22 a 26 de outubro de 2016, no Centro de Treinamento Educacional, em Luziânia-GO.

Durante o Congresso aconteceram lançamentos do livro CNTI 70 ANOS, uma edição comemorativa; do vídeo institucional e alusivo aos 70 anos da Confederação; de livro com artigos e anexos referentes à pesquisa em parceria com o Dieese dos perfis das entidades filiadas e vinculadas e de seus presidentes; do diagnóstico setorial dos grupos pertencentes à CNTI a serem entregues a cada setor nas atividades de grupo; e de teses/guia para subsidiar as discussões e atividades gerais, com base no eixo temático do Congresso.

A abertura do Congresso foi marcada por manifestações apreensivas em relação ao grave momento de crise que atinge o país, com a participação de cerca de 700 industriários de todo o país.

Logo na abertura, o advogado Jairo Leandro Luiz Rodrigues, da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina, cerimonialista do evento, leu mensagem de Charles Chaplin de incentivo à luta com determinação, “porque o mundo pertence a quem se atreve”. Deixa usada pelo presidente da CNTI, José Calixto Ramos, ao abrir oficialmente o evento. “É oportuna a realização do Congresso nesse momento de muita inquietação. Chaplin fala da convivência com as diferenças e nesta casa procuramos eliminar as dificuldades e trazer todos para a unidade, formar parceiros para enfrentar os desafios”, ressaltou.

Com o tema: Os impactos da conjuntura atual no sindicalismo foi o assunto da plenária geral de abertura do evento. O tema foi discutido na tarde do dia 24 com participação dos economistas Márcio Pochmann, professor titular da Unicamp; Clemente Ganz Lúcio, coordenador técnico do Dieese; e Ladislau Dowbor, professor titular na pós-graduação da PUC São Paulo. Ainda no dia 24 será abordado o tema Estrutura e custeio sindical: desafio ético às instituições e às ações políticas, pelo desembargador aposentado do TRT da 3ª Região, Antônio Álvares da Silva, professor na UFMG; e Nicanor Sena Passos, advogado e professor de Direito. Os congressistas também se reuniram em grupos para discutir os diversos assuntos incluídos na pauta.

Calixto recebe homenagens

O presidente da CNTI foi homenageado com o certificado da Cruz Vermelho, filial do Rio Grande do Norte, em nome de todos os trabalhadores e voluntários da organização, com votos de que “o trabalho em parceria seja duradouro”. O secretário-regional da Segunda Secretaria da Região Nordeste - Rio Grande do Norte e Paraíba, Pedro Ricardo Filho, também recebeu o certificado. As entregas foram feitas por Raimundo Nonato de Araújo, do Sindagua/RN, Representante Profissional e Internacional da CNTI e representante da Cruz Vermelha Brasileira, filial do RN.

Em momento emocionante, o presidente da CNTI foi homenageado com o vídeo José Calixto Ramos – O espelho, com mensagens de lideranças sindicais, dirigentes da CNTI e familiares, que vieram de Pernambuco para participar do momento, ressaltando a vida e o trabalho do líder. Sabedoria, honestidade, humildade, disponibilidade para o trabalho e solidariedade foram as qualidades e virtudes ressaltadas nas mensagens.

Em sua fala o presidente da FENATEMA e também presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Eduardo Annunciato o Chicão, falou da satisfação em fazer parte desta história. Chicão contou que a CNTI entrou na sua vida há 12 anos, em um curso que ele foi participar incentivado pelo diretor do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo o Jurandir Alves Lopes, Madureira.

Para Chicão, a CNTI liderada pelo Calixto, tem uma função muito importante para o movimento sindical no país, pois forma o sindicalista para enfrentar as lutas pelos direitos dos trabalhadores. Emocionado, Chicão disse que “ uma coisa que me espanta nesta confederação é a forma que ela mantem seus princípios inabalados, de uma forma ética e clara, algo raro no movimento sindical brasileiro, o Calixto comanda com maestria esta entidade, que além de formar o sindicalista, ainda forma um cidadão melhor, como cada um dos que estão aqui presentes, tenho orgulho em estar no 9º congresso e estar no 70 anos da CNTI. Juntos na luta meus amigos” finalizou.

O presidente da CNTI e também presidente da Nova Central Sindical (NCST), José Calixto Ramos, falou da necessidade de que os sindicatos estejam conscientes da gravidade do momento e de suas consequências para a classe trabalhadora e para a sociedade. “Vivemos uma profunda crise política, que alimenta a crise econômica e, lamentavelmente, uma crise moral. Necessitamos de avanço, não à toda prova, mas consumadora de ideias de todos os trabalhadores e da sociedade para chagarmos a um objetivo maior”.

O presidente da CNTI disse ainda, que os trabalhadores devem se unir. Segundo ele, o patrão investe com a visão do retorno e do lucro, sem consciência da sua responsabilidade social; e o governo atua por um Estado mínimo. “Temos hoje mais de 50 projetos tramitando no Congresso Nacional, mudando as relações de trabalho, reduzindo e até retirando direitos”, alertou Calixto.

No 9º Encontro da CNTI, outros temas também foram tratados: A conjuntura atual e seus impactos no sindicalismo; estrutura sindical e seu custeio; relação entre capital e trabalho; desigualdades entre mulheres e homens no mercado; mudanças no mundo do trabalho e reflexos sobre a inserção das mulheres; salários, escolaridade, desemprego e dupla jornada; perspectivas e contradições sobre a proposta de reforma da Previdência Social; igualdade de oportunidades e discriminação; e meio ambiente que, por suas peculiaridades, alcançam todos os grupos da Confederação.

Da Fenatema, com informações da CNTI.

Terça-feira, 01 de Novembro de 2016
VOLTAR ÀS NOTÍCIAS