NR do Saneamento: Importante passo para regulamentar o trabalho no saneamento.

Os sindicatos filiados à FENATEMA dão mais um importante passo na construção de um futuro melhor aos trabalhadores em saneamento no país.

Após construção de valoroso documento através da participação dos diretores sindicais das mais diversas regiões do país, será democratizado a informação através do debate com todas as entidades filiadas a FENATEMA, para assim, concluir o documento que deverá se materializar na Nova NR - Norma Regulamentadora do Saneamento Nacional.

Existem poucas informações em relação ao setor de saneamento que trata sobre às condições de trabalho e a saúde do trabalhador. Trabalhadores estes expostos a inúmeros riscos devido à falta de políticas e gestão de segurança e saúde no trabalho no saneamento.

E não são poucos! Os trabalhadores diretamente envolvidos com as atividades de saneamento formam uma população exposta aos riscos existentes no ambiente de trabalho. A exposição se dá pelos riscos de acidentes de trabalho provocados pela ausência de treinamento, pela falta de condições adequadas de trabalho e pela inadequação da tecnologia utilizada à realidade dos países em desenvolvimento, e ainda mais, pelos riscos de contaminação pelo contato direto e mais próximo do instante da geração do lixo, com maiores probabilidades da presença ativa de micro-organismos infecciosos. O conhecimento desses riscos e normas técnicas padrão é fundamental para a prevenção de doenças e acidentes do trabalho.

Assim, através de iniciativa pioneira da FENATEMA e seus sindicatos, foi criado o grupo de trabalho para elaboração da NR do Saneamento, que após a exaustivos estudos chegaram a uma prévia do documento final, que seguirá para o Congresso Nacional, mas para isso as entidades assumem o compromisso de que até o dia 11 de dezembro impreterivelmente, encaminharão a Direção Nacional da FENATEMA as observações possíveis para o fechamento do Documento final.

É com grande satisfação que editamos este boletim informativo que será um marco na Vida dos Trabalhadores em Saneamento no Brasil.

Domingo, 26 de Novembro de 2017
VOLTAR ÀS NOTÍCIAS